domingo, 20 de junho de 2010

III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Em novembro haverá uma Conferência em Brasília imperdível para quem se interessa por parto humanizado. Ela terá a presença do obstetra Michel Odent, médico francês que introduziu no Hospital Estadual Pithiviers da França o conceito de quartos de parto semelhantes aos de casa e piscina de parto. Além de ter diversos livros publicados sobre esse tema, como "A cesariana", "Água e sexualidade", "O renascimento do parto", entre outros. Também contaremos com a presença da antropóloga norte-americana
Robbie Davis-Floyd, autora de diversos livros que falam sobre como o parto se transformou no que é hoje. Infelizmente, ainda não temos livros publicados em português, mas há um livro em espanhol chamado "Del médico al sanador" que faz um panorama geral desse processo de mudança dentro da medicina na concepção do parto e adoção de um sistema tecnocrático ao lidar com ele.
Será um ótimo momento para discutirmos essas questões e sonharmos outras formas de nascimento aqui no Brasil, possibilitando outras opções para as mulheres, além das tradicionais. Reconhecendo a importância desse momento na vida da mulher e do bebê e promovendo a humanização da saúde. Em breve mais notícias!

2 comentários:

  1. Enfermeira Nirliane Ribeiro28 de junho de 2010 às 11:26

    Ótima proposta de Conferência para debater a Obstetrícia! Aguardo ansiosa a abertura das inscrições. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Nirliane,

    também aguardo! Nos encontramos lá, então!

    ResponderExcluir